quinta-feira, 21 de abril de 2011



Discromia
               Segundo Guimarães (2002), são consideradas discromias as alterações cutâneas decorrentes de alterações na cor da pele, que pode ser diminuição da pigmentação, ausência ou aumento na produção do pigmento na pele.
                A hipercromia que é o aumento exagerado na produção de pigmento, é uma das alterações mais freqüentes. Tendo vários fatores como desencadeante, dentre eles o envelhecimento, alterações hormonais (como gravidez, uso de anticoncepcional entre outras) e exposição solar . A melanina, pigmento que dá cor a pele é produzido por uma célula denominada melanócito, sendo esta situada na camada basal da epiderme. A melanina alem de ser responsáveis pela coloração da pele também  auxiliam na proteção celular contra a radiação solar.Quanto mais espessos os melanócitos, mais eles produzirão os pigmentos fotoprotetores. Estes pigmentos protetores, ou melanina, são numerosos, mais são geralmente divididos em 2 grupos: As feomelaninas vermelhas ou amarelas e as eumelaninas que são marrom ou negras.  E os keratinócitos, as células da epiderme participam também desta melanogênese produzindo substâncias que influenciam a melanogênese, para ativá-la ou limitá-la.

               O habito de se expor ao sol, alem de favorecer a produção de radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce), também estimula o melanócito, dessa forma aumentando a produção de melanina, que por sua vez tenta proteger a pele. Portanto os cuidados com a pele como expor-se ao sol sempre com uso de protetor solar, bem como sua reposição ao longo do período de exposição, e claro, sempre respeitar os horários indicado pelos especialistas, que é na parte da manhã, entre 7h às 10h e no período da tarde, a partir das 15h. A recomendação de especialistas é que o filtro solar seja utilizado pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol, esse é o tempo estimado para que o produto comece a agir no corpo.
                O surgimento de manchas na pele está relacionado a vários fatores, na gravidez é conhecido como cloasma gravídico. As características do cloasma (hipercromia) são manchas escuras (marrons, acastanhadas) na face, afetando as maçãs do rosto, lábio superior e testa. Em geral inicia a partir do quarto mês de gestação. São causadas por alterações hormonais, os quais estimulam os melanócitos, produzindo melanina de forma excessiva.
               A fabricante de cosméticos Pro Life, detentora das marcas Biomarine e Cosmobeauty, lançou ano passado um produto diferenciado, trata-se de um tratamento despigmentante considerado inovador por sua composição, o principal ativo são os ácidos vulcânicos.



Como atua os produtos?  
O Vulcanice atua sobre as várias etapas do processo de síntese da melanina, isto é, antes, durante e após a produção da mesma. Por esta razão consegue promover um efeito rápido e duradouro no aclaramento e na prevenção das manchas da pele.
 O ideal é prevenir!! Mas para quem não conseguiu, o Vulcan Ice tem se mostrado como uma excelente opção, com bons resulatdo. Mas claro, os cuidados devem ser constantes, pois uma vez com manchas, elas sempre tendem a voltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário